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A educação em Durkheim: a educação enquanto ciência na obra “educação e sociologia”

João Wilame Coelho Graça

Resumo


O artigo analisa o aspecto educacional da obra de Émile Durkheim. Tendo por base a obra “Educação e Sociologia”, expõe-se que Durkheim é, sobretudo, um sociólogo analisando a educação, o que significa que a preocupação central do autor não é analisar a educação enquanto técnica pedagógica para o aperfeiçoamento individual dos alunos, mas sim identificar a relação da educação com o conjunto da sociedade e de seu funcionamento. A visão de educação de Durkheim se fundamenta na busca do bem coletivo, pois para o mesmo a sociedade não poderia existir sem homogeneidade entre seus membros. Para o autor, a educação deve perpetuar e reforçar esta homogeneidade, fixando de antemão na alma da criança certas similitudes essenciais, reclamadas pela vida coletiva. Vista sob esta ótica a educação deve receber o título de ciência. Esta ciência da educação que se baseia no estudo empírico da sociedade se diferencia da arte pedagógica que seria um saber prático voltado ao melhor aproveitamento do potencial de cada aluno.


Palavras-chave


Positivismo; Ciência da educação; Sociologia; Arte pedagógica

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