Uso da dramaturgia como recurso pedagógico na análise de textos sobre eixos pactuados pela vida no Sistema Único de Saúde
Resumo
Este estudo relata o uso da dramaturgia, como ação educativa, na análise de textos sobre os Eixos Pactuados pela Vida, no âmbito do SUS e discute a contribuição desta estratégia de ensino-aprendizagem em espaços formativos na área da saúde, seguindo os seguintes passos na construção metodológica: formação de grupo, distribuição de conteúdo a partir da literatura, atribuição do docente da disciplina da técnica a ser utilizada (dramatização) por este grupo, produção de um roteiro e distribuição dos personagens pelos integrantes do grupo, apresentação e envolvimento da platéia nos temas abordados. Desse processo resultou a peça intitulada “O Poder de uma Escolha” divida em cenas que enfocaram a violência intrafamiliar, saúde do homem, o álcool como demanda da saúde pública, dentre outros. Os alunos expectadores perceberam que esta técnica desperta o interesse dos sujeitos envolvidos, ocorre à contextualização da ação educativa com a realidade e a arte. Nesse sentido, considera-se que para ser possível o acesso pleno à saúde pela população e a concretização das propostas das políticas de saúde do país, faz-se necessária uma transformação radical do modelo de educar; é preciso que as práticas informativas e formativas se transformem em espaços educativos orientados para a construção de um saber ressignificado que favoreça a autonomia dos envolvidos no processo.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 REVISTA DIÁLOGOS ACADÊMICOS
Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO
ISSN 2448-1270