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Uso da dramaturgia como recurso pedagógico na análise de textos sobre eixos pactuados pela vida no Sistema Único de Saúde

Ingrid Correia Nogueira, Eduardo Vidal de Melo, Geysa Maria Nogueira Farias, Janete Mourão Carvalho, Ivna Zaíra Figueredo da Silva, Luiza Jane Eyre de Sousa Vieira, Aline Barbosa Teixeira Martins, Zélia M. Sousa Araujo Santo

Resumo


Este estudo relata o uso da dramaturgia, como ação educativa, na análise de textos sobre os Eixos Pactuados pela Vida, no âmbito do SUS e discute a contribuição desta estratégia de ensino-aprendizagem em espaços formativos na área da saúde, seguindo os seguintes passos na construção metodológica: formação de grupo, distribuição de conteúdo a partir da literatura, atribuição do docente da disciplina da técnica a ser utilizada (dramatização) por este grupo, produção de um roteiro e distribuição dos personagens pelos integrantes do grupo, apresentação e envolvimento da platéia nos temas abordados. Desse processo resultou a peça intitulada “O Poder de uma Escolha” divida em cenas que enfocaram a violência intrafamiliar, saúde do homem, o álcool como demanda da saúde pública, dentre outros. Os alunos expectadores perceberam que esta técnica desperta o interesse dos sujeitos envolvidos, ocorre à contextualização da ação educativa com a realidade e a arte. Nesse sentido, considera-se que para ser possível o acesso pleno à saúde pela população e a concretização das propostas das políticas de saúde do país, faz-se necessária uma transformação radical do modelo de educar; é preciso que as práticas informativas e formativas se transformem em espaços educativos orientados para a construção de um saber ressignificado que favoreça a autonomia dos envolvidos no processo.


Palavras-chave


Dramatização; Ensino; Sistema Único de Saúde

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