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Desenvolvimento de simulador para treinamento de acesso vascular periférico da espécie canina

Bruna Kassia Nunes Eleuterio, Giovanna Candido Carvalho Lima, Thalita Gomes Honorato, Joao Alison de Moraes Silveira

Resumo


Introdução: O desenvolvimento de simuladores de acesso vascular para o complemento das técnicas aplicadas nas aulas práticas oferece uma oportunidade de aperfeiçoar a aprendizagem. Essa forma alternativa de ensino tem como objetivo aproximar o aluno do estudo, de maneira mais funcional e segura, durante seu percurso acadêmico no curso de medicina veterinária, e consequentemente, da prática médica presente em sua vida profissional após a formação. Além disso, prepara melhor o graduando para lidar com situações reais, visando um melhor atendimento e prática clínica, influenciando diretamente no bem-estar dos animais, com o objetivo de relatar toda a experiência na confecção de um modelo de simulador de acesso vascular mais funcional e próximo da realidade para o treinamento dos alunos. Métodos: O simulador foi confeccionado através de um modelo base de um canino, onde foram realizados desenhos e necropsias para mapear a área e produzir o protótipo. A peça foi esculpida na primeira tentativa em Clay hard, na segunda e terceira tentativa foi usado silicone industrial e um material de plástico para simulação da veia e artéria. O protótipo final apresentou 40cm de comprimento. Resultados: Foi alcançado o sucesso inicial da peça após o teste com alguns materiais. Na terceira e última tentativa foi usado silicone industrial, porém com algumas diferenças na aplicação, comparando com a segunda tentativa, a escolha do material foi levado em consideração resistência e preço A secagem do produto levou cerca de 4 horas. Na representação dos vasos foi usado equipo hospitalar macrogotas e escalpe descartável, já prevendo a possibilidade de manutenção do material. Todo o processo até o produto final durou cerca de 7 meses. Considerações finais: Por fim, o processo de confecção deste primeiro modelo de acesso vascular se apresenta produtivo, exploratório e desafiador, sendo um sucesso em suas tentativas, deixando abertura para a produção de outros simuladores de outras espécies no futuro.

Palavras-chave


Métodos de ensino; Bem-estar; Simuladores; Canulação vascular

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Direitos autorais 2022 Bruna Kassia Nunes Eleuterio, Giovanna Candido Lima Carvalho, Thalita Gomes Honorato, Joao Alison de Moraes Silveira

Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO

ISSN 2448-1270