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Tecnologias digitais como suporte ao ensino de prótese dentária: percepção de acadêmicos de Odontologia

Jandenilson Alves Brígido

Resumo


Introdução: A implementação do sistema de escaneamento intraoral e tecnologia digitais em prótese dentária estão cada vez mais sendo utilizados na prática odontológica, devido sua alta facilidade de uso para o profissional e maior conforto para o paciente. Objetivo: Avaliar a percepção dos acadêmicos de um curso de Odontologia sobre seus conhecimentos quanto à aplicação de técnicas convencionais e tecnologias digitais nas disciplinas de Prótese Dentária. Métodos: Trata-se de um estudo de nota prévia do tipo transversal observacional. Aplicou-se um formulário eletrônico com questões relacionadas ao tema para alunos da graduação em Odontologia do Centro Universitário Fametro, matriculados do sétimo ao décimo período letivo do curso, que já concluíram as disciplinas de Fundamentos de Prótese Dentária. Resultados: Participaram da pesquisa 91 estudantes. 74,7% dos alunos afirmaram considerar o método digital mais fácil na prática clínica. A grande maioria dos estudantes (93,4%) considerou o baixo custo a principal vantagem do método de moldagem convencional. Já em relação à principal vantagem do método de impressão digital, houve uma divisão entre os alunos, pois 46,2% acredita ser a maior previsibilidade de resultado e 49,5% considera ser um método de maior precisão, não apresentando diferença estatística. 81,3% responderam que é importante conhecer as tecnologias mais avançadas já na graduação em odontologia. Conclusão: Os participantes do estudo preferem utilizar as impressões digitais modernas, pois consideram a técnica mais fácil e com maior precisão e previsibilidade e relatam que esse tema deve ser aprofundado na graduação em odontologia.

Palavras-chave


Tecnologias digitais; Prótese dentária; Ensino; Odontologia

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ISSN 2448-1270