Quadrinhos como ferramenta pedagógica lúdica de educação em saúde das ectoparasitoses
Resumo
Estratégias lúdicas em ações de educação em saúde de parasitoses podem trazer benefícios no combate e controle dessas doenças. O estudo propõe gibis educativos como ferramentas de educação em saúde das ectoparasitoses. Trata-se de estudo descritivo, amparado na teoria sócio-crítica da aprendizagem de Freire (1989), com gibis elaborados por alunos da disciplina de parasitologia do curso de enfermagem de instituição de ensino superior de Fortaleza/CE, entre 2009 e 2011. Foram produzidos 18 gibis, cujos personagens eram alunos caricaturados ou personagens conhecidos do público. As histórias abordam ciclos parasitários, mecanismos de transmissão, prevenção e tratamento e foram dramatizadas, aliando a linguagem escrita à oralidade de pequenos esquetes teatrais. Conclui-se que a transposição de informações técnicas utilizando gibis favorece maior aprendizado para os alunos elaboradores, habilitando- os a executar intervenções de educação em saúde e contribuindo para expandir o conhecimento da população acerca de doenças parasitárias, estabelecendo importantes ações de extensão comunitária.
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Centro Universitário Fametro – UNIFAMETRO
ISSN 2448-1270