Transtornos bucais: diagnóstico em diferentes espaços na perspectiva de professores
Resumo
Objetivou-se com esse trabalho identificar os problemas de saúde bucal observados pelos professores nos ambientes escolar, familiar e comunitário, bem como suas possíveis causas. Foi realizado estudo descritivo e qualitativo, em uma escola de educação infantil. Foi aplicado um questionário aos professores, contendo perguntas relacionadas aos problemas de saúde bucal observados na escola, família e comunidade, bem como possíveis causas. A análise foi feita pela técnica de Análise de Conteúdo. No meio familiar, cárie, falta de procura por atendimento odontológico e alimentação inadequada foram problemas apontados. Na comunidade, os transtornos compreenderam falta de conhecimento, cárie, halitose, gengivite e perda dentária. Na escola, além dos já indicados, foram mencionadas ainda baixa frequência e técnica incorreta de escovação. Como fatores determinantes, foram citadas situação econômica e escassez de práticas relacionadas à saúde oral. Concluiu-se que é necessária implementação de estratégias que visem melhoria das condições de saúde bucal e qualidade de vida da população.
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ISSN 2448-1270