- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Sobre a Revista Diálogos Acadêmicos
Foco e Escopo
O escopo da Revista Diálogos Acadêmicos é voltado para as áreas relacionadas aos cursos ofertados pela instituição em nível de Graduação e Pós-Graduação.
Políticas de Seção
Artigos originais
estudos que agregam novas informações à sua área de conhecimento. Incluídos nesta categoria estão os ensaios clínicos randomizados, estudos de caso-controle, coorte, prevalência, incidência, estudos de precisão, estudos de caso e estudos qualitativos. Os artigos originais devem conter no máximo quinze (15) páginas , incluindo resumos, 30 referências e até seis autores .
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Relatos de experiência
Estudo que descreve situações práticas relativas ao ensino, assistência, pesquisa ou gestão. Deve conter no máximo dez (10) páginas , incluindo resumos, dez referências e até quatro autores.
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Revisões
estudo que utiliza de métodos sistemáticos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Considerados nesta categoria estão as revisões sistemáticas com e sem meta ou meta-síntese e revisão de escopo. As revisões devem conter no máximo vinte (20) páginas, incluindo resumos em português e inglês, 50 referências e até seis autores.
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Editorial
Texto sobre um assunto de interesse para o momento histórico ou relativo à produção de conhecimento com repercussões para a sociedade. Pode conter até duas ( 2) páginas , incluindo até quatro referências , se houver.
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Resenhas
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Em Poucas Palavras
texto de temática livre. Espaço reservado para os docentes da instituição revelarem suas ideias e concepções. Deve conter até duas páginas e quatro referências, se houver.
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Resumos de Teses e Dissertações
esta seção dedica-se a divulgação da produção científica em nível de mestrado e doutorado de estudos realizados nos últimos 5 anos. O resumo deve conter até 500 palavras, contar em língua vernácula e estrangeira (inglês, preferencialmente). Deve ser inclusa a referência bibliográfica da tese/dissertação e três a cinco descritores/palavras-chave.
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Resumos Expandidos
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Resumos Simples
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Carta ao editor
refere-se a cartas recebidas cujo conteúdo tem o propósito de discutir temas recentes e relevantes de artigos publicados na revista. Serão publicados a critério da Comissão de Editoração. Devem ter extensão máxima de uma página.
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Processo de Avaliação pelos Pares
Sua publicação está condicionada ao parecer de especialistas e pareceristas ad hoc e referendo do Comitê Editorial. A avaliação do artigo admite os seguintes modelos de apreciação: a) recomendação para publicação; b) recomendação para publicação mediante alterações; ou c) rejeição da publicação. Uma vez encaminhada, a contribuição será enviada a 2 (dois) pareceristas. Caso as avaliações sejam opostas, será solicitado um terceiro parecer, sendo externo.
Periodicidade
A Revista Diálogos Acadêmicos vem a público como publicação semestral da UNIFAMETRO atendendo antiga reivindicação da comunidade acadêmica e propiciando novo espaço para a divulgação de trabalhos científicos de qualidade.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Sobre a Revista Diálogos Acadêmicos
A Revista Diálogos Acadêmicos é uma publicação semestral, produzida pelo Centro Universitário Fametro – FAMETRO, criada em 2012 e que busca desenvolver e estimular a produção científica no corpo acadêmico da instituição, além de promover uma busca constante da ampliação do diálogo com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral, fortalecendo a geração de saberes e o conhecimento através da publicação de artigos científicos e relatos de experiências didático-pedagógicas.